domingo, 15 de julho de 2007

The Fratellis - The Scottish Power Trio




Mais uma excelente proposta do mundo indie, que nos chega directamente de Glasgow, Escócia.
Formados por Jon Fratelli (guitara e voz), Barry Fratelli (baixo) e Mince Fratelli (bateria), os seus nomes são na realidade, por esta ordem, John Lawler, Barry Wallace e Gordon McRory. Explicações para o facto de todos terem assumido o apelido Fratelli há várias, desde o significado desta palavra em italiano ("irmãos", embora não o sejam), até uma suposta relação com o filme "The Goonies".


O seu tempo de vida ainda é muito curto, contudo já é pautado por algum sucesso. Estrearam-se na sua terra natal em 2005, sendo logo apontados como uma das maiores promessas. A 3 de Abril de 2006 editaram o EP "The Fratellis", com as canções "Creeping Up The Backstairs", "Stacie Anne" e "The Gutterati?". Na altura foram produzidas muito poucas cópias, o que origina que hoje haja grande procura pelos novos fans da banda. Destas 3 canções, apenas a primeira integrou o primeiro álbum da banda que sairia mais tarde. Antes disso, a banda fez apresentações no famoso "Top of the Pops" e "Later with Jools Holland". Tiveram ainda um grande apoio, como em muitos casos de bandas deste tipo, de Zane Lowe, locutor da BBC e apresentador do "Gonzo" da MTV2, programa dedicado á música mais alternativa.


Pela mão da editora Fallout Records, pela qual já tinham também gravado o EP, editaram o álbum "Costello Music", recebido com muito agrado pela crítica e muito bem cotado nos tops britânicos (chegou a nº2). O seu som é baseado em grandes malhas rock de guitarra simples e directas, apoiadas num ritmo quase sempre acelerado, diria até mesmo dançavel, cuja maior parte das letras contam histórias simples. Mas a nivél sonoro não se ficam por aqui, pois apoiam-se num misto de influências, desde o punk-rock dos The Clash , passando pelo ska dos Madness, e pela pop dos velhinhos The Monkeys, e algo do glam rock dos anos 70.


Como grandes canções a retirar deste álbum temos o brilhante e puro rock'n'roll de "Got ma nuts from a hippy" e do 1º single "Chelsea Dagger" (canção que ainda hoje toca no estádio de Stamford Bridge), o piscar de olho ao country da balada "Whistle for the Choir", o punk-ska de "Creeping Up The Backstairs " e "Henrietta" e a viragem pop de "Ole black'n'blue eyes".


A maior vantagem deste trio escoçês, em relação a muitas outras bandas colocadas no saco do indie-rock, é que possuem um som bastante variado, seguindo muitos caminhos e proporcionando experiências sonoras muito boas. Definitivamente recomendável!





Chelsea Dagger


Whistle for the choir


Henrietta


Creeping Up The Backstairs

1 comentário: